Peça para que seu amigo que possui as mesmas
respostas que você, assinar ao lado de
cada pergunta. ( uma assinatura por
pergunta)
1 . Mesma cor dos olhos______________________________
2. Sobremesa
preferida_______________________________
3. Gosta de
ler_______________________________________
4. sabe cantar a
musica________________________________
5. Tem os mesmos números de
irmãos___________________
6. Sabe ao menos três
orações__________________________
7. Acredita em
Deus___________________________________
8. Sabe fritar um
ovo__________________________________
9. Possui a mesma
altura_______________________________
10. usa o mesmo
perfume______________________________
11.Tem um animal de estimação em
casa__________________
12.Torce pelo mesmo time______________________________
13. Gosta de
dançar____________________________________
14. Assistiu ao mesmo filme por
2x ou mais_________________
15. Mesmo
signo______________________________________
16. Pratica algum
esporte_______________________________
17.Gosta de
namorar__________________________________
18. Tem Orkut , Facebook e/ou twitter_____________________
19. Já deu oi pra alguém e ficou
no vácuo_________________
20. coleciona algo
____________________________________
“Quanto mais cultivamos nossa amizade,mais deus
estará conosco”
02- SEU PROBLEMA É MEU TAMBÉM
Partilha e ajuda mútua.
Entregue uma folha de papel para os participantes. Peça que
cada um escreva uma situação ou problema pelo qual está passando, sem se
identificar. As folhas deverão ser colocadas em uma caixa. Depois, cada
participante deverá retirar uma folha para discussão em uma roda de debates.
Durante a conversa eles deverão tentar entender o problema, a causa e como
ajudar.
03-CADA UM POR SI
Trabalho em grupo e união.
Entregue um balão e um barbante para cada participante. Eles
deverão encher o balão e o amarrar no tornozelo.
Peça para todos se levantarem e andarem pelo ambiente.
Depois, anuncie: “Quem me entregar o balão cheio ganhará um prêmio!”.
Geralmente, os participantes tentam estourar as bexigas uns
dos outros. No final da brincadeira, explique que não era para ser uma
competição, mas sim, bastaria que cada um entregasse seus balões ao invés de tentar
boicotar os outros!
03- QUEM ESTÁ AO TELEFONE
Diversão e competição.
Para se iniciar esta brincadeira, é necessário primeiro fazer bilhetes com números, conforme a quantidade de participantes. No caso de 10 pessoas, deverão ser feitos bilhetes de número 1 (um) a 10 (dez). Cada participante tira um bilhete e olha o seu número, sem deixar que a outra pessoa veja. Após todos terem já recebido e memorizado o seu número, são vendados os olhos de todos os participantes.
Os participantes são convidados a andar pela sala, de tal modo que fiquem todos misturados.
O coordenador dá um leve toque no ombro de um dos participantes. Este (jogador A) deverá dizer: “Quero falar com o numero... (e diz o número da pessoa)”. A pessoa que tem o número escolhido (jogador B) deverá dar alguma resposta tipo “Alô!”, porém com voz disfarçada.
O jogador A terá então o direito de fazer até quatro perguntas, o jogador B deverá responder usando pelo menos duas palavras na resposta. Deverá sempre, porém, responder com voz disfarçada, pois a brincadeira consiste precisamente em “A” tentar adivinhar quem se esconde atrás da voz de “B”. As respostas não precisam necessariamente dizer a verdade. Terminada as quatro perguntas, o jogador “A” deverá dizer o nome da pessoa com ele acha que falou. Se acertou, ele continua a brincadeira e quem não soube disfarçar cai fora.
Se não acertou, ele cai fora e quem não soube disfarçar continua. O coordenador pede que os participantes dêem alguns passos para se misturarem novamente e deverá então bater no ombro de outro participante. Assim a brincadeira continua até alguém ser o vencedor.
Observação: Esta brincadeira só pode ser feita com participantes que se conheçam entre si.
Variação: pode-se fazer esta brincadeira em forma de competição. São feitos então sempre dois bilhetes com o mesmo número. Os participantes são divididos em dois times e os membros de cada time recebem os seus bilhetes, de maneira a haver duas pessoas com o mesmo número, mas em equipes diferentes. Vendam-se os olhos dos participantes e alternadamente, um participante e cada time deverá falar com um participante da outra equipe segundo as mesmas regras descritas acima. Ao invés de eliminar participantes, deve-se adotar um sistema de pontos, combinando-se por um placar a ser atingido por uma das equipes para vencer a competição.
04 - PISCAR PRA ROUBAR SEU PAR
Diversão e concentração
Forma-se um círculo com cadeiras, voltando os assentos dos mesmos para o centro. Os participantes são divididos em dois grupos: as(os) pretendidas(os) e os(as) pretendentes. As(os) pretendidas(os) sentam-se nas cadeiras, mas de tal modo a deixar uma cadeira vazia e os(as) pretendentes postam-se um atrás de cada uma das cadeiras. Desta maneira, cada pretendente tem seu par sentado(a) na cadeira, menos um(a) pretendente, cuja cadeira está vazia. Os(as) pretendentes ficam com as mãos em posição de sentido. Inicia-se, então, a brincadeira: o(a) pretendente que estiver viúvo(viúva) – isto cuja a cadeira estiver vazia, dá uma piscada para alguém dos(as) pretendidos(as).
A pessoa que recebeu a piscada deverá rapidamente levantar-se e ir sentar na cadeira de quem a pretendeu, deixando assim viúvo(viúva) o seu parceiro. Esta pessoa poderá, porém, impedir que seu(sua) parceiro seja “roubado(a)”, colocando rapidamente as mãos sobre os seus ombros. Se a pessoa for rápida o bastante para colocar as mãos antes que a pessoa levante da cadeira, terá conservador sua(seu) parceira(o). E o viúvo(a) terá que fazer outra investida.
Se alguém, no entanto, dos que estão de pé, levantar suas mãos num momento errado (quando seu parceiro ou sua parceira não for piscado), perderá o parceiro(a), passando a fazer o papel de viúvo(a). A brincadeira termina quando todos já tiverem se divertido bastante.
05- INGREDIENTES E BEBIDAS
Competição de agilidade.
Para esta brincadeira é necessário que se preparem bilhetes correspondentes, em número igual ao de participantes. Os bilhetes são preparados da seguinte maneira: num bilhete escreve-se o nome de uma bebida composta de diversos ingredientes e depois escreve-se um bilhete para cada dos ingredientes que compõe esta bebida. Assim, por exemplo, se se escreve num bilhete “Caipirinha”, deve-se escrever quatro outros bilhetes: limão num, cachaça no outro, açúcar no outro e no último gelo.
É mais interessante que os bilhetes não sejam preparados na presença dos participantes da brincadeira. Terminada a preparação, os bilhetes são dobrados e misturados. Explica-se aos participantes que nos bilhetes há nomes e bebidas e noutros ingredientes que entram na composição destas bebidas. Cada participante deverá retirar um bilhete e, a um sinal de quem coordena, todos poderão olhar o que está escrito em seu bilhete e sair à caça de parceiros para formar uma bebida com os ingredientes.
Será vencedora a equipe que se achar primeiro, formando uma bebida, e levar os bilhetes a quem coordena. Esta brincadeira poderá ser repetida diversas vezes. Basta para isso recolher os bilhetes, misturá-los e distribuí-los novamente.
06 -PERGUNTAS E RESPOSTAS
Diversão e concentração.
Os participantes deverão sentar em um círculo e receber dois pedaços de papel cada. Nestes pedaços, cada participante deverá escrever num pedaço uma pergunta e no outro a outra resposta da pergunta. Poderão ser escritas perguntas e respostas sobre os mais variados temas. Por exemplo: “O que você gostaria de fazer num domingo de sol?” (pergunta); “Colocar um biquíni, ir para a praia pegar um sol e tomar um refrigerante” (resposta).
Quando todos os participantes já tiverem terminada a tarefa, os pedaços de papel devem ser dobrados e recolhidos em forma separada: perguntas com perguntas e respostas com respostas. As perguntas são colocadas numa sacola (ou outro recipiente apropriado) e as respostas em outra. Passa-se a sacola das perguntas e das respostas e cada participante deverá tirar uma pergunta e uma resposta. Quando todos já tiverem novamente depois pedaços de papel – um com uma pergunta e outro com uma resposta – são convidados a ler a pergunta e a resposta que tiraram.
Observações: Para que esta brincadeira torna-se mais divertida, os participantes devem ser orientados a escrever perguntas e respostas capciosas, picantes ou então perguntas e respostas que possam envolver os próprios participantes. Deve, porém, evitar o baixar o nível ou escrever coisas ofensivas sobre as pessoas.
07 - ME AMAS? POR QUÊ?
Diversão e atenção
Os participantes são colocados sentados em um círculo. Uma pessoa deverá ficar de pé, sem cadeira. Esta pessoa deve ir até alguém do grupo, apontar-lhe o dedo e dizer: “VOCÊ ME AMA!A pessoa apontada deverá perguntar: “Por que?” Ao que a pessoa que está de pé deverá responder: “Por que você tem...” e deverá dizer alguma coisa que alguém do grupo tem ou estiver usando. Pode ser dito algo que só uma pessoa tenha, que mais pessoas tenham ou inclusive que todas as pessoas tenham.
Quem tiver a coisa que foi dita, deverá mudar de lugar, procurando alguma cadeira que foi deixada vazia. Terminada a mudança de lugar, irá sobrar uma pessoa de pé. Esta continua a brincadeira, indo até alguém e dizendo: “VOCÊ ME AMA?” e assim por diante. A brincadeira termina quando todos já tiverem se divertido.
Observação:Esta brincadeira poderá ser feita com sistema de eliminação de participantes. Serão eliminadas as pessoas que tinham aquilo que foi dito, mas não mudaram de lugar. O grupo deve controlar. Cada vez que se elimina uma pessoa, também se retira uma cadeira, de modo a haver sempre uma cadeira a menos que o numero de participantes. A brincadeira termina quando restarem quatro (ou três) vencedores.
08 - FAMOSO NA TESTA
Brincadeira de perspicácia
Cada um dos participantes deverá escrever sobre um pedaço de uma fita adesiva um nome de uma pessoa famosa (conhecida por todos os presentes). Quando todos já escreveram, cada qual deverá colar na testa de uma outra pessoa este pedaço de fita adesiva, sem deixar, porém, que esta pessoa veja o nome que está escrito. Quando todos já tiverem a fita colada na testa, os participantes deverão colocar-se numa roda e cada qual deverá descobrir quem é (o que está escrito no bilhete na sua testa), fazendo perguntas do tipo: sou ator? Sou jogador(a)? Sou mulher? Sou uma pessoa da política?
O grupo em coro irá responder “sim” ou “não”. Casos controversos deverão ser resolvidos pelo coordenador da brincadeira. Quando não se souber a resposta, também o coordenador poderá intervir, respondendo que não se sabe. Cada qual poderá fazer cinco perguntas sobre “como sou”. Se não souber adivinhar após cinco perguntas será a vez o seu vizinho. Este também terá suas cinco perguntas e assim sucessivamente. Aqueles que não conseguirem adivinhar quem são, terão a chance de fazer agora somente uma pergunta nas próximas rodadas. Se alguém tentar adivinhar e errar o nome, não terá direto de fazer qualquer pergunta na próxima rodada. A brincadeira termina quando todos tiverem descoberto o seu nome.
09 - ESPELHO
Partilha dos sentimentos.
O ambiente deve ser silencioso.Cada um deve pensar em alguém que lhe seja muito importante, alguém que gostaria da atenção em todos os momentos, alguém que se ama de verdade, que merece todo cuida-do.
Entrar em contato com essa pessoa e pensar os motivos eu os tornam tão amada.
(Deixar tempo para interiorização).
Agora cada um vai encontrar a pessoa que lhe tem um grande significado.
Cada um em silêncio profundo se dirige até a caixa, olha a tampa e volta em silêncio para seu lugar. Depois se faz a partilha dos próprios sentimentos, das reflexões e conclusões de cada um.
10 - APRESENTO MEU AMIGO
Conhecimento e respeito
O coordenador explica que a dinâmica é feita para o conhecimento de quem é quem no grupo, e se pretende fazer apresentação a dois, para isso se formam pares desconhecidos que durante uns minutos esses pares se entrevistem, após a entrevista feita pelos pares volta ao grupo, e nisso cada pessoal fará apresentação da pessoa que foi entrevistada, não podendo fazer a sua própria apresentação. Quem estiver sendo apresentado vai verificar se as informações a seu respeito estão corretas conforme foi passada na entrevista. Termina com uma reflexão sobre a validade da dinâmica.
11- JOGO COMUNITÁRIO
Animação e concentração
Os participantes sentam-se em círculo e o coordenador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda: senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor... (diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...E entrega a flor.
A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.
O coordenador deve ficar atento e não deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz à entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
12 - SORRISO MILIONÁRIO
Concentração e interação
bolinhas de papel amassado
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma diverti-da. Separar bolinhas
de papel amassado.Cada bolinha vale R$1.000,00. O coordenador distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os jovens deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário